Conheça os benefícios do kombucha

A pandemia acentuou a busca por alimentos e bebidas com possíveis propriedades funcionais, ou seja, que contenham compostos com potenciais efeitos benéficos à saúde e que podem modular certas funções no organismo e contribuir para a redução do risco de certas doenças.

Uma dessas alternativas é o kombucha. De origem asiática, a bebida é levemente gaseificada e se tornou popular entre os consumidores preocupados com uma alimentação saudável.

Conheça os benefícios do kombucha

O kombucha é preparado a partir da infusão do chá verde (Camellia sinensis) e tem como principais ingredientes sacarose e micro-organismos fermentadores, chamados de “kombucha mãe” ou “scoby”, sigla para “cultura de bactérias e leveduras”, em inglês.

Segundo a farmacêutica Hellen Maluly, doutora em ciência de alimentos e consultora do Comitê Umami, o kombucha tem propriedades probióticas, o que é ótimo para a saúde intestinal e o sistema imunológico.

“Há relatos científicos que demonstram a presença de polifenóis provenientes do chá, conhecidos por suas propriedades antioxidantes e que podem proteger o organismo contra doenças cardíacas e reduzir inflamações.

O kombucha apresenta os gostos doce, devido à adição de açúcar, ácido, após a fermentação, e levemente amargo, que pode variar dependendo da composição e da torra do chá utilizado.

“No fim do processo a bebida pode conferir o gosto umami, por conter aminoácidos, como o glutamato, que interage com os receptores da língua e é possível descrever essa sensação como algo que dá água na boca, que é saboroso, satisfatório e muito equilibrado”, explica Hellen.

No entanto, o consumo da bebida não é recomendado para gestantes e pessoas com histórico de problemas de coagulação por conter heparina, que pode inibir a coagulação. “Também não é indicado para indivíduos que podem desenvolver acidose metabólica e infecções por conta da vulnerabilidade, como diabéticos descontrolados, HIV positivos e pacientes com disfunções renais crônicas. Já para diabéticos, a precaução no consumo também é importante por conter açúcares”, alerta a especialista.

Kombucha no dia a dia

Por ser uma bebida bem refrescante e por ter caráter ácido, a chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, conta que o kombucha harmoniza muito bem com saladas, ceviche e sanduíches frios. “É uma ótima alternativa para acompanhar pratos leves e refrescantes, principalmente aqueles lanchinhos feitos com atum”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *