Dieta vegana é mais acessível que muitos imaginam

Já foi o tempo em que ter uma dieta à base de produtos sem origem animal pesava no bolso. Hoje, ter uma alimentação mais saudável ou vegana no dia a dia está mais barato e acessível aos brasileiros.

Além de possuírem todos os nutrientes para o funcionamento do corpo, os alimentos de origem vegetal, como grãos integrais, hortaliças e frutas frescas são as opções mais saudáveis, sustentáveis e econômicas.

Boa parte desses produtos pode ser encontrado em feiras livres e supermercado e consumido frescos ou minimamente processados em preparações simples e bem caseiras.

O principal benefício de se consumir os alimentos naturais é poder usufruir de seus nutrientes e minerais de uma forma mais direta. Quando ocorre a manipulação na indústria, os compostos benéficos se perdem por conta da sua grande sensibilidade e instabilidade, ao serem expostos aos processamentos — elevadas temperaturas, luz, adição de conservantes e estabilizantes.

Proteína e suplementação

Umas das principais preocupações em quem quer adotar uma alimentação vegetariana ou vegana é com a relação ao consumo de proteína. Na maioria das vezes ela está associada apenas às carnes como fontes exclusivas. Não são! O que nem todos sabem, por exemplo, é que a combinação de cereais e leguminosas na mesma refeição proporciona todos os aminoácidos essenciais necessários, ou seja, o popular prato brasileiro de arroz e feijão é uma ótima fonte de proteínas vegetais, além de ser acessível financeiramente.

Os veganos devem sim preocupar-se com a suplementação da vitamina B12, já que ela está exclusivamente presente em alimentos de origem animal. Isso é facilmente resolvido tomando com uma cápsula do nutriente por dia, ou seguindo o que o médico ou nutricionista orientar.

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