E-book gratuito traz dicas e receitas de snacks saudáveis para celíacos

Para os celíacos, cortar o glúten da dieta não é questão de seguir a moda, mas sim de necessidade. A ingestão dessa proteína – encontrada em grãos como trigo, centeios e cevada – danifica o revestimento do intestino delgado e pode interferir na absorção dos nutrientes.

Apesar de existir uma variedade cada vez maior de produtos com o rótulo “sem glúten” nas prateleiras dos supermercados, ainda há muita desinformação a respeito da doença, principalmente para que é leigo no assunto.

Para algumas pessoas, cortar o glúten do dia a dia está relacionado a ‘dietas da moda’. Um e-book lançado pelo Centro Hospitalar de Leiria, em Portugal, busca sensibilizar os leigos para a doença celíaca e o combater esse estigma.

Intitulado “Snacks saudáveis na doença celíaca”, a publicação, de autoria da nutricionista Ângela Carvalho, do CHL, traz dicas para cortar o glúten da alimentação diária e uma série de receitas de snacks já testadas ideais para celíacos.

Os principais obstáculos associados à alimentação celíaca são a recriação de receitas que tradicionalmente contêm glúten e a necessidade de prevenir a contaminação cruzada.

O e-book faz parte do projeto “Hospital Amigo do Doente Celíaco”, lançando 2018 como um grupo no Facebook, onde são compartilhadas dúvidas e dicas pela comunidade celíaca e divulgados artigos científicos sobre o tema, por parte dos profissionais de saúde do CHL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.