Brasileiro valoriza alimentação saudável, mas acesso ainda empecilho

Ter uma alimentação saudável está no radar da classe média brasileira, mas o alto custo dos alimentos ainda é o maior empecilho das famílias para colocar este hábito em prática.

alimentação saudável

Pesquisa da Coppe e da FACC (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis), ambas ligadas a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), evidencia essa contradição quando o assunto é alimentação saudável.

A maioria dos entrevistados destacou o valor de alimentos naturais, orgânicos, menos industrializados, mas na prática, seja pela falta de tempo, custo, ou influenciados pela liderança de grandes marcas, acabam optando por alimentos processados das empresas líderes de mercado, ou pela comida pronta, comprada por meio de aplicativos.

O estudo também revela que a classe-média acredita na necessidade de uma política nacional de incentivo a pequenos produtores e cooperativas que possibilite o aumento da produção e a redução de custos para facilitar que esses produtos possam chegar a um maior número de famílias.

Financiado pelo conselho britânico de pesquisa (ESRC), o projeto “Sustainable Consumption, the middle classes and AgriFood Ethics in the Global South (SCArFEthics)” foi implementado no Brasil pela UFRJ, sob a coordenação dos professores Roberto Bartholo, da Coppe, e Rita Afonso, da FACC. Leia aqui a íntegra do estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *