Na pequena cidade italiana de Gorizia, localizada na fronteira com a Eslovênia, os moradores vegetarianos têm uma rua para chamarem de sua.
A iniciativa, que este ano completa 10 anos, é uma homenagem à companhia italiana Biolab, fornecedora de produtos para a alimentação vegana e vegetariana e que tem sede na “via dei Vegetarian” (rua dos Vegetarianos, em português). A empresa funciona no local desde 1991.
Trata-se de única rua na Itália dedicada às pessoas que não se alimentam de carnes.
“Quando clientes e fornecedores veem nosso endereço, acham que é uma piada”, diz Massimo Santinelli, fundador e dono da Biolab, em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera.
Em 2010, um ano antes da homenagem aos vegetarianos, Massimo foi responsável por sediar um festival de culinária vegetariana em Gorizia. “Pensei que ninguém viesse. Acabamos recebendo mais de 5 mil pessoas e o evento até hoje é um sucesso”, conta o empresário.
Segundo pesquisa Eurispes, realizada no ano passado, 6,7% dos italianos se consideravam vegetarianos. O número de veganos é ainda mais expressivo: 8,7% disseram não consumir ou usar nada de origem animal.