A importância da alimentação no tratamento da endometriose

alimentação e endometriose

A endometriose é uma doença inflamatória caracterizada pela presença de tecido menstrual fora do útero. Esse tecido, o endométrio, que deveria ser expelido durante a menstruação, migra no sentido oposto e pode se alojar nos ovários, na cavidade abdominal ou mesmo na bexiga e nos pulmões. Fora do útero, esse tecido continua a se desenvolver e a sangrar, provocando fortes dores, antes e depois da menstruação.

Sintomas e diagnóstico da endometriose

Além disso, a endometriose ainda pode ser responsável por dores durante as relações sexuais; menstruação abundante; sangramento fora do período menstrual; dor ao urinar; prisão de ventre ou diarreia; inchaço na barriga; infertilidade; cansaço excessivo. A falta de informação sobre a doença e a naturalização do sofrimento de pessoas que têm útero, como a ideia de que sentir cólica é algo normal, por exemplo, retardam o processo de diagnóstico, que, hoje, pode ser descoberto através da história dessa pessoa e de exames ginecológicos. Exames de imagem, exame de sangue e/ou biópsia também podem oferecer esse diagnóstico.

Embora ainda não se saiba exatamente a causa da endometriose, reconhece-se cada vez mais o papel da alimentação no controle da condição inflamatória da doença. A alimentação mantém um bom funcionamento do sistema imunológico, atua na relação entre peso e hormônios femininos e, sobretudo, diminui as dores e controla os focos da endometriose.

Alimentação para quem tem endometriose

Profissionais especialistas, como ginecologistas ou nutricionistas, têm, dessa forma, defendido a centralidade da alimentação no tratamento da endometriose, que, se não controlada, pode vir a necessitar de uma intervenção mais invasiva, como cirurgia.

Pessoas que têm endometriose devem evitar:

·  Gorduras saturadas, presente nas carnes vermelhas;

·  Gordura trans, presente em ultraprocessados;

·  Bebidas alcoólicas;

·  Cafeína;

·  Embutidos;

·  Laticínios;

·  Alimentos com glúten;

·  Frituras;

·  Açúcar;

·  Soja e derivados.

Por outro lado, devem priorizar frutas e legumes, sobretudo frutas cítricas e frutas vermelhas; sementes e castanhas; peixes como atum, sardinha e salmão; alimentos ricos em fibras; chás, como chá de camomila, chá de gengibre ou chá de hortelã.

Apesar de a causa da endometriose não ser exatamente esclarecida, sabe-se que ela é uma doença multifatorial, isto é, resultado da interação complexa entre fatores genéticos e ambientais. Dessa forma, além de tratamento medicamentoso quando necessário, a alimentação precisa ser acompanhada de outros cuidados, como a saúde do sono, exercícios físicos diários e o controle do estresse.

A pessoa que tem endometriose deve, portanto, buscar, de modo geral, um estilo de vida mais saudável.

Gostou do conteúdo? Baixe o aplicativo do meetat gratuitamente e fique por dentro de mais informações sobre vida saudável, alimentação inclusiva e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *