7 dicas para ter uma alimentação saudável no home-office

A pandemia fez muitas pessoas trocaram o escritório pelo home-office. Isto não afetou apenas a rotina do dia a dia, mas também a alimentação. Mas como manter uma alimentação saudável trabalhando em casa?

Além de ser importante no fortalecimento do nosso organismo, ter uma alimentação saudável também pode ajudar a aliviar questões emocionais como a depressão, a ansiedade e o estresse.

Foto? ponce_photography/Pixabey

Confira abaixo 7 dicas para ter uma alimentação saudável no home-office:

1 – Cardápio saudável

O primeiro passo é consultar um nutricionista. Ele irá ajudar a montar um cardápio adequado ao seu perfil a partir de seus objetivos, como emagrecer, fortalecer o sistema imunológico ou até mesmo ganhar massa muscular.

2 – Inclua novos alimentos no seu prato

A rotina de trabalhar em casa pode ser muito difícil para aqueles que são mais desregrados ou para os que são mais levados pela emoção. Portanto quando for preparar os pratos da semana, lembre-se de incluir novos alimentos no cardápio. Além de novos sabores, você evitar de abusar do ‘fast food’. 

3 -Use temperos naturais

Temperos prontos são muito mais fáceis e rápidos de serem usados, porém a quantidade de conservantes e sódio que eles possuem são uma bomba-relógio para sua saúde.

O ideal é abolir esses temperos da sua vida. Prefira produtos naturais como alho, cebola, pimenta, cominho, páprica e ervas. O alho e a cebola podem dar um pouco mais de trabalho, pois precisa descascar e picar ou espremer. Portanto, uma solução é deixar um potinho na geladeira com o alho e a cebola já picados, prontos para serem usados.

4. Prepare sua comida com antecedência

Tire um dia para preparar a comida para a semana toda. Essa é uma boa tática para evitar que você fique com preguiça de cozinhar e acabe pedindo fast food.

Você pode separar os alimentos em pequenas porções diárias e ir congelando, como o feijão, por exemplo. Assim, no dia que for comer é só dar uma refogada e colocar a porção certa que vai consumir. Desta forma, a comida fica com o gostinho de feita na hora.

Já legumes e saladas costumam estragar mais rápido, uma opção interessante é adicioná-los a outros preparos como por exemplo adicionar cenoura na carne ensopada, brócolis no arroz e couve e inhame no feijão. A sopa também é uma boa opção e dura mais tempo.

5 – Separe os ambientes

Na maioria das vezes estamos tão enrolados com o home office que almoçamos na frente do computador. Por mais que seja difícil, evite este hábito ao máximo.

O momento da refeição deve ser uma hora tranquila para apreciar a comida. Quando comemos distraídos demais, muitas vezes não mastigamos a comida direito, comemos rápido demais e também podemos acabar comendo muito mais do que comeríamos se estivéssemos realmente concentrados na refeição.

6 – Faça pequenos lanches ao longo do dia

Inclua lanches nos intervalos das refeições, entre o café da manhã e o almoço e entre o almoço e a janta. O ideal para esses pequenos lanches são: frutas, castanhas e iogurtes que podem ser consumidos com aveia e chia, e, de vez em quando, uns biscoitos de água e sal com ricota por cima.

Os lanches podem ocorrer no mesmo local do home office, porém se afaste dele durante o lanche da tarde. Tire um tempinho para relaxar enquanto come sua banana com aveia ou toma seu café com bolacha e ricota.

7 – Beba água

Pode parecer estranho, mas manter-se hidratado também tem a ver com uma boa alimentação. Manter o corpo hidratado ajuda a absorver os nutrientes, regular o nosso intestino e a manter a temperatura do corpo. Ou seja, se o seu corpo não estiver bem hidratado, você não irá absorver todos os nutrientes que a sua alimentação pode lhe oferecer. Por isso, tenha sempre uma garrafinha de água com você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *