App ajuda quem tem restrições alimentares a identificar ingredientes em rótulos

Ler rótulos de alimentos não é algo tão simples como pode parecer. Aditivos que muitas vezes não reconhecemos, siglas e códigos internacionais dificultam a vida de tem algum tipo intolerância ou restrição alimentar.

Mas um aplicativo para celular promete facilitar a vida desse público.

Loomos usa a câmera para ler o rótulo das embalagens e descobrir se o produto contém glúten, lactose, corantes, aditivos, açúcares ou algo que possa causar mal a alérgicos e intolerantes.

O dispositivo também ajuda quem deseja evitar o consumo de alimentos com corantes, temperos prontos ou outras substâncias indesejadas.

A iniciativa nasceu a partir da necessidade dos amigos Fabio Licks, que é intolerante à lactose e ao glúten, e Rodrigo Busata, que é vegano.

“Um único ingrediente pode ter mais de cinco ou seis formas diferentes de ser apresentado em um rótulo. O Loomos vai ajudar o consumidor a descobrir se um produto possui glúten, lactose, corantes, aditivos, açúcares ou qualquer elemento que ele queria evitar, tenha intolerância ou alergia”, explica Licks.

O Loomos possibilita que as pessoas entendam os rótulos, indicando a presença de elementos que podem ser desconhecidos. O app também ajuda nos casos em que o consumidor tem problema de visão, a letra é muito pequena ou mesmo há falta de atenção na leitura.

Outro benefício é que o app vai além do que prevê a lei de rotulagem brasileira, auxiliando quem simplesmente não gosta de um determinado tempero ou prefere evitar aditivos e conservantes.

O app está disponível para Android (Google) e iOS (Apple) e possui versões gratuita e para assinante. A versão paga libera diversas funcionalidades extras, como a possibilidade de personalizar os perfis de consumo, navegar pelo banco de ingredientes de cada perfil e retirar avisos de publicidade.

Como funciona

Primeiramente, o usuário abre o app e escolhe um perfil entre os sugeridos (alergia a crustáceos, alergia à proteína do ovo, alergia ao amendoim, alergia ao glúten, alergia ao leite, alergia aos açúcares, intolerância à lactose, oleoginosas, veganos, vegetarianos e vida saudável). Depois, basta que ele aponte a câmera do celular para uma embalagem de produto (ou receita, cardápio etc.) e o app irá buscar a identificação de qualquer ingrediente que pertença ao perfil selecionado.

Assim que a câmera do smartphone é apontada para o rótulo, a tecnologia OCR (Optical Character Recognition) do smartphone compara os ingredientes com sua base de informações e indica na tela do app se há a presença de algum elemento associado ao perfil escolhido pelo usuário.

O banco de dados do app é composto por mais de 10.000 ingredientes catalogados e organizados em mais de 25 categorias distintas, agrupadas em dezenas de perfis alimentares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *